Consumo de suplemento de Ômega-3 pode reduzir sintomas de ansiedade e depressão

Há algum tempo que a associação entre dietas ricas em ácidos graxos e sintomas de transtornos de humor tem sido investigada.

Os ácidos graxos podem ser classificados em três tipos: I) saturado; II) monoinsaturado; e III) poli-insaturado. Justamente o Ômega-3 é uma gordura poli-insaturada com benefícios comprovados para o nosso cérebro e processos inflamatórios.oil-315528_640

No entanto, um estudo publicado dia 15 de março na revista Translational Psychiatry confirmou através de um robusto estudo de revisão que o uso de suplemento de Ômega-3 também pode ajudar a combater os sintomas de depressão maior.

O uso de ácidos graxos Ômega-3 tem sido proposto com um tratamento complementar para alguns transtornos de humor, como a depressão maior.

Embora os efeitos registrados sobre a depressão, para o uso de níveis não tão elevados de Ômega-3, tenham sido relativamente pequenos, a sua aplicação em conjunto com outros tratamentos clínicos, como psicoterapia e uso de antidepressivo, pode ser bastante promissora.

Além disso, também já foi visto anteriormente que o uso de tal suplementação pode reduzir em até 20% dos sintomas de ansiedade em pessoas saudáveis.

 

O campo de pesquisa da Psicologia da Saúde que leva em consideração a aplicação de uma alimentação mais saudável e equilibrada para o tratamento e a prevenção de sintomas de humor tem crescido consideravelmente nas últimas décadas. Provavelmente ainda ouviremos falar muito sobre este tema no futuro.

 

Referência

Meta-analysis and meta-regression of omega-3 polyunsaturated fatty acid supplementation for major depressive disorder

 

 

 

 

________________________________________________________________

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s