Meditação pode diminuir sintomas de depressão e ansiedade

Apenas trinta minutos diários de meditação podem atenuar sintomas de ansiedade e depressão, segundo uma nova pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins. “Várias pessoas fazem meditação, mas não é uma prática terapêutica tradicional”, diz o professor Madhav Goyal, que liderou o estudo publicado na revista “JAMA”. “Em nosso estudo a meditação parece aliviar sintomas de depressão e ansiedade com os mesmos resultados dos antidepressivos relatados em outros trabalhos”, acrescenta.

Prática de 30 minutos diários da técnica ‘mindfulness’ atenua os sintomas de depressão e ansiedade. 

Os pesquisadores avaliaram o grau de mudança desses sintomas em pessoas que tinham uma variedade de condições médicas, tais como insônia ou fibromialgia, embora apenas uma minoria tivesse sido diagnosticada com doença mental. Goyal e seus colegas descobriram que a chamada meditação mindfulness – uma técnica budista de atenção plena – também teve sucesso no alívio da dor e do estresse.

 

Para realizar a sua revisão, os pesquisadores analisaram 47 ensaios clínicos feitos até junho de 2013, com 3.515 participantes, envolvendo meditação e vários problemas de saúde física e mental, incluindo depressão, ansiedade, estresse, insônia, uso de drogas, diabetes, doenças cardíacas, câncer e crônica dor. Eles encontraram evidências moderadas de melhora nos sintomas de ansiedade, depressão e dor depois que os participantes foram submetidos a um programa de treinamento de oito semanas em meditação mindfulness.

O mindfulness, o tipo de meditação que se mostrou mais promissor, é normalmente praticada por 30 a 40 minutos por dia e enfatiza a aceitação dos sentimentos e pensamentos, do momento presente sem julgamento, além do relaxamento do corpo e da mente.

 

Aproveite e pratique você também! Segue abaixo uma playlist de músicas para meditar!

 

Fonte: OGlobo
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