Estimulação Elétrica Cerebral pode melhorar a capacidade de Autocontrole

CPF

Córtex Pré-Frontal

O Córtex Pré-Frontal (a região cerebral que fica atrás das nossas testas) é importante para o comportamento de interromper respostas automatizadas. De fato, este comportamento é conhecido como controle inibitório e faz parte do grupo de processamento cognitivo conhecido como Funções Executivas. A pesquisa da equipe de Jan Wessel, publicada na The Journal of Neuroscience, buscou investigar uma parte específica dessa região cerebral, a porção inferior do córtex frontal direito.

Essa equipe conduziu o estudo para investigar o papel causal dessa região cerebral na capacidade de controle inibitório. Basicamente, eles usaram uma tarefa neuropsicológica conhecida como paradigma “GO/NO GO”, onde os participantes tinham que apertar um botão diversas vezes (sempre que um estímulo era mostrado), exceto nas vezes que aparecia o comando para não apertar. Ou seja, a resposta automatizada era pressionar o botão, o que tornava bastante difícil não fazê-la.

Mas tem um “detalhe” importante no estudo deles. Eles utilizaram estimulação cerebral na região inferior direita do córtex frontal (e, para o grupo controle, em outra região cerebral). E os resultados foram bastante contundentes. Tais dados apoiam o papel causal dessa região cerebral para o controle inibitório motor. E isto está altamente associado com a noção de “autocontrole” humano, podendo servir até mesmo como um modelo neuropsicológico para este conceito.

A estimulação elétrica foi imperceptível para os participantes, mas a corrente foi suficiente para produzir resultados significativos no controle de comportamentos indesejados.

Referência:

Jan R. Wessel, Christopher R. Conner, Adam R. Aron & Nitin Tandon (2013). Chronometric Electrical Stimulation of Right Inferior Frontal Cortex Increases Motor Braking. The Journal of Neuroscience, Dezembro, 33(50): 19611-19619.

Anúncios

Uma resposta para “Estimulação Elétrica Cerebral pode melhorar a capacidade de Autocontrole

  1. Eu sempre acho que a força do pensamento interfere nas nossas atitudes do dia a dia,e por isso eu acho que isso é fundamental para termos uma saúde mental saudável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s