Cafeína melhora a consolidação de memória de longo prazo

A grandeza da ciência está no conhecimento, mas a beleza dela está na simplicidade. E o belo estudo de Borota e colegas (publicado em Janeiro de 2014 na Nature Neuroscience, revista que dispensa apresentações) mostrou que a cafeína melhora , mesmo que sutilmente, a memória de longo prazo. Uma boa notícia para aqueles que são, assim como eu, viciados entusiastas de um bom café.

Consolidação da Memória de Longo Prazo, Aprendizado e CaféHá muito se sabe dos efeitos da cafeína em uma série de alterações cerebrais. No entanto, nunca foi apontada uma relação imediata com a memória de longo prazo.

O estudo conduzido por uma equipe da Universidade de Johns Hopkins mudou o protocolo habitual. Eles deram a dose de cafeína após uma etapa de aprendizado. Justamente, esta mudança permitiu controlar outros aspectos da cognição que também podem ser influenciados pela cafeína, como a atenção e o estado de alerta.Memória e Café

Os resultados do estudo sugerem que o desempenho em uma tarefa de memória é reforçado quando sucedido pela ingestão de cafeína, 24h antes da testagem. Ou seja, logo após uma sessão de aprendizagem, os participantes receberam 200mg de cafeína (equivalente a uma boa e forte xícara de café), enquanto os demais participantes receberam placebo. No dia seguinte, foi pedido que eles reconhecessem o material mostrado na sessão de aprendizado. E voilà!

Opa! Não, a coisa nunca é mágica assim. “Voilà’s” não são tão frequentes!

Mas, de qualquer modo, a cafeína facilitou a diferenciação entre padrões similares de estímulos. As sutilezas dos estímulos foram melhor consolidadas.

Ah, e eles também não acharam qualquer melhora quando a dose de cafeína foi de 300mg, o que sugere que café demais pode não ajudar (ou até prejudicar) a memória de longo prazo.

 

Bom, melhor eu ficar por aqui, meu café já está esfriando.

 

Referência:

Daniel Borota,   Elizabeth Murray, Gizem Keceli,  Allen Chang, Joseph M Watabe, Maria Ly, John P Toscano & Michael A Yassa (2014). Post-study caffeine administration enhances memory consolidation in humans. Nature Neuroscience. doi:10.1038/nn.3623

Anúncios

2 Respostas para “Cafeína melhora a consolidação de memória de longo prazo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s